terça-feira, 18 de maio de 2010

Transmissor de FM didático!!!!


Todo estudante de eletrônica, seja ele técnico, engenheiro ou mesmo um autodidata no assunto, já teve a vontade de construir um transmissor de FM didático para estudo ou mesmo por curiosidade.
Na web podemos encontrar diversos esquemas, porém, me lembro de um que fiz quando ainda era estudante do curso técnico de eletrônica, que funciona muito bem e pode servir de fonte de inspiração para outros projetos em RF. Circuitos de RF devem ser montados em uma PCI bem elaborada minimizando as capacitâncias parasitas, etc. Como não estava afim de fazer uma placa, tentei construir em uma protoboard. Mesmo que alguém diga que não é possível, eu consegui tomando alguns cuidados:
1- Coloquei o transistor bem espaçado no protoboard;
2- Montei o capacitor variável e a bobina do lado de fora.
Tomando esses cuidados, consegui uma boa transmissão de no máximo uns 2m. Acho satisfatório para um circuito improvisado.

O esquema pode ser encontrado nesse link: TRANSNEW-2

Abraço para todos!!!!

8 comentários:

  1. Legal, vou tentar fazer tmbm :D
    O site parece beeeem legal !!!

    ResponderExcluir
  2. Agora eu quero ver um radio à galena!
    :)

    Abração

    Ivo

    ResponderExcluir
  3. Agora eu quero ver um radio à galena!
    hehehhe :)

    Abração

    Ivo

    ResponderExcluir
  4. Tá, vou providenciar um radio de galena!!!!!
    :D

    ResponderExcluir
  5. Grande sr ledqueimado e fez um transmissor de FM usando um BF495! Tá vendo, não foi tão impossivel assim como você dizia :P

    ResponderExcluir
  6. Olá, somente 2 metros de alcance! para esse circuito.

    ResponderExcluir
  7. Eu testei na protoboard. Se montar em uma PCI a qualidade do sinal deve ficar bem melhor. Abraço

    ResponderExcluir